sábado, 8 de dezembro de 2007

Advento II

“Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos céus.” Este é o repto que nos é feito por uma personagem com um importante papel neste tempo que estamos a celebrar: João Baptista. João, o mesmo que rejubilava de alegria no ventre de Isabel aquando a visita de Maria, exorta-nos para uma conversão interior. Ele é o principal anunciador da vinda de Cristo. Contudo ele adverte que só baptiza na água, mas que virá Aquele que nos baptizará no fogo do Espírito Santo.
Desta forma podemos ver a função de João: levar ao arrependimento e anunciar Cristo com todas as suas forças e com todo o seu ser.
Que neste segundo Domingo deste tempo do Advento, nós saibamos cumprir o desafio que João nos propõe: preparar o caminho do Senhor, pela nossa mudança de vida e pela nossa disposição de acatar Deus no meio de nós.
Que nesta vela acendida sejamos capazes de ver a coragem de João no anúncio de um mundo melhor e a sua humildade pela forma como diz: “não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias”. Dá-nos, também, coragem no anúncio da Boa-Nova e a humildade de uma criança para vermos a Tua grandeza e o Teu Amor pela humanidade.

Sem comentários: